Canguru de Matemática Brasil

KANGOUROU SANS FRONTIERES

O que é

Canguru Sem Fronteiras: O canguru é, nas palavras de seu fundador, André Deledicq, um jogo-concurso, não uma competição entre estudantes. Inspirado em evento semelhante na Austrália (daí o nome), foi criado em 1991 na França, com enorme sucesso, atraindo a atenção dos países vizinhos. Foi então criado o Canguru Sem Fronteiras, com a fundação em 1995, em Paris, de uma associação com membros representantes de 10 países: Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polônia, Rússia e Eslovênia. Atualmente, a associação conta com representantes de 47 países e mais de 5 milhões de participantes em todo o mundo.

Página oficial da competição brasileira: http://www.cangurudematematicabrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=28

Quem pode participar

A competição Canguru Sem Fronteiras é destinada a todos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Como se inscrever

A inscrição é feita por escolas, todos os alunos podem participar. O Coordenador de Matemática da Escola (ou o Professor Responsável pela realização do Concurso na Escola) deve pedir autorização ao Conselho Executivo para a realização da prova, uma vez que as cópias das provas, correção das provas e toda a logística associada é da total responsabilidade da Escola. Converse com seu professor para conferir se sua escola está inscrita.

Como funciona

O concurso é dividido em 8 categorias, a saber:

  • Categoria Mini-Escolar – nível I (para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental)
  • Categoria Mini-Escolar – nível II (para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental)
  • Categoria Mini-Escolar – nível III (para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental)
  • Categoria Escolar (para alunos dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental)
  • Categoria Benjamim (para alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental)
  • Categoria Cadete (para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental)
  • Categoria Júnior (para alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio)
  • Categoria Estudante (para alunos da 3ª série o Ensino Médio)

A competição é composta de apenas uma prova, sem seleções prévias. O concurso se passa em Março, simultaneamente em todos os países participantes, e consiste de 24 ou 30 questões de múltipla escolha em ordem crescente de dificuldade. As provas são individuais com duração de 1h30m. Não é permitido o uso de máquinas de calcular ou de computador.

O que estudar

A prova possui um tempo de duração muito curto, sendo que a velocidade do aluno é crucial para um bom desempenho.
Recomendamos a realização das provas antigas, disponibilizadas aqui. Confira também nossas dicas de estudo de matemática!

Premiação

A comissão organizadora divulga na sua página o nome dos alunos com a melhor classificação de duas formas: os nomes de todos os alunos que conseguirem as 10 melhores classificações em cada uma das categorias por escola; os nomes dos alunos classificados nos primeiros lugares em cada uma das categorias a nível nacional e o nome da escola. Os melhores colocados de cada nível são agraciados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, à responsabilidade da escola. Recebem certificados todos os alunos participantes.

Fontes:

http://www.cangurudematematicabrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=28

 

http://www.mat.uc.pt/canguru/

http://www.obm.org.br/opencms/competicoes/internacionais/canguru-matematico.html
http://www.math-ksf.org/index.php?menu=doc&id=Charter.swf